PLPinto.M.pt

Conheça os Problemas de Saúde do Colon mais Comuns

 

Conheça os Problemas de Saúde do Colon mais Comuns

Hoje em dia muitas pessoas sofrem de problemas de saúde relacionados com o colon. Existem tantas doenças relacionadas com o colon (intestino grosso) que é difícil de acreditar. Milhões de pessoas sofrem com problemas digestivos ou dos intestinos e muitos milhares morrem de cancro do colon todos os anos. Quase todas as pessoas conhecem alguém que sofre com esta doença ou algo similar. Está a tornar-se uma epidemia da nossa sociedade.

É muito importante consultar um médico que possa diagnosticar e tratar estes problemas. Mas, primeiro, como você sabe que pode ter problemas no intestino grosso? Aqui fica uma lista dos problemas que podem afetar este órgão critico:

Intestino Irritável

Intestino IrritávelO_síndrome do intestino irritável é uma desordem que afeta o trato gastrointestinal; é a doença mais comum relacionada com o colon nos dias de hoje. As causas são geralmente desconhecidas e os sintomas do síndrome do intestino irritável incluem inchaço, flatulência, dor abdominal, cólicas abdominais, diarreia, prisão de ventre e sangue nas fezes. Estes sintomas tendem a piorar durante períodos de estresse, má alimentação e algumas atividades sexuais.

O tratamento do síndrome do intestino irritável incluem mudanças na nossa alimentação, mudanças no estilo de vida e muitas vezes requerem medicação. Evitar determinados alimentos pode ajudar a evitar o inchaço e flatulência, como feijão, brócolos, couve-flor e couve de Bruxelas.

Outro tratamento comum é aumentar o consumo de fibra pois reduz as probabilidades dos intestinos entrar em espasmo durante a digestão. Adicionar mais fibra na alimentação também ajuda a ter movimentos de evacuação mais regulares e reduz a possibilidade de prisão de ventre.

O stress também é uma das causas que podem levar ao aparecimento de síndrome do intestino irritável, pelo que exercitar-se regularmente e ingerir uma dieta adequada pode contribuir para reduzir o stress e outros problemas relacionados com esta doença.

O tabaco também agrava os sintomas do síndrome do intestino irritável, assim como certos alimentos.

Prisão de Ventre

Prisão de VentreÉ_importante entender que a prisão de ventre não é uma doença, é um sintoma. A prisão de ventre ocorre quando os intestinos ficam compactados por não terem agua suficiente. Esta condição, quando as fezes ficam endurecidas, pode dificultar muito a evacuação e embora muitas pessoas sofram com este problema elas podem ser tratadas.

Uma pessoa com as fezes endurecidas reduz consideravelmente os movimentos de evacuação, passando normalmente de dois ou três por dia para dois ou três por semana. Se os intestinos não evacuarem durante três dias seguidos podem causar dor e forte dificuldade no momento da defecação.

Existem muitas causas que podem ser associadas à prisão de ventre, como não ingerir fibra suficiente, alguns medicamentos, a gravidez, síndrome do intestino irritável, ignorar ou adiar a vontade de ir à casa de banho e a utilização exagerada de laxativos.

Também há muitas maneiras naturais de prevenir e aliviar esta doença, incluindo comer mais fibras (experimente sementes de linhaça, farelo de arroz, farelo de aveia, feijões, ervilhas, maçãs, peras, amoras), fazer exercício físico regular, beber muitos líquidos, de preferência água, evitar o uso de mais de laxantes e ir ao banheiro à mesma hora todos os dias.

Existem diversos produtos naturais para limpeza intestinal que você pode usar para desobstruir os intestinos (nós recomendamos Digest It) e evacuar mais facilmente. Fazer um enema também ajuda a limpar os intestinos e permite evacuar mais facilmente.

Um enema refere-se a inserir um tubo no reto para injetar água nos intestinos. Essa água é retida durante algum tempo (cerca de 10 minutos) e depois libertada junto com as fezes liquefeitas.

Outra opção de limpeza do cólon é uma irrigação do cólon. Um médico ou praticante realiza a hidroterapia do cólon numa clinica, o paciente deita-se sobre uma mesa e é inserido um tubo no reto permitindo que a água flua para dentro e fora do intestino levando as fezes para fora do cólon. Hidroterapia do cólon geralmente é mais confortável de fazer que um enema.

Diarreia

Diarreia A_diarreia é a passagem frequente de fezes líquidas soltas acompanhadas por inchaço da barriga e gás. A diarreia também é um sintoma e não uma doença, embora complicações relacionadas com a diarreia muitas vezes possam causar doenças graves. O problema mais grave causado pela diarreia é a desidratação, uma vez que as fezes são geralmente aquosas, que faz com que o corpo perca muita água. A diarreia é muitas vezes acompanhada de vômitos, que também faz com que o corpo perca ainda mais água.

A diarreia pode ser causada por diversas coisas, como infeções virais, bacterianas e pelo síndrome do intestino irritável.

Esta desconfortável doença geralmente desaparece em dois ou três dias, mesmo sem tratamento. A maioria das pessoas consegue tratar a diarreia em casa ingerindo muitos líquidos e fazendo uma dieta à base de cozidos. Nos casos mais graves podem ser usados remédios naturais para tratar a diarreia (nós recomendamos Bowtrol Colon Control).

Colite ulcerativa

Colite ulcerativa é basicamente a inflamação do cólon. Há muitas causas de colite incluindo má circulação sanguínea, infeções e reações autoimunes. Os vírus e as bactérias são a causa da maioria das infeções intestinais. A maioria vem de intoxicação alimentar. E coli, Shigella e Salmonella podem causar colite.

Os sintomas incluem diarreia, dor abdominal, sangue nas fezes, uma vontade consistente para evacuar, dor muitas vezes constante, febre e calafrios.

O tratamento para colite inclui antibióticos, fluidos intravenosos, e uma combinação de medicamentos que são dados ao paciente e monitorizados por um certo período de tempo.

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crónica do intestino que provoca inflamação e inchaço no trato digestivo. Ela geralmente afeta o intestino delgado e algumas partes do cólon e muitas vezes é confundida com outras doenças do cólon, como a colite ulcerosa, doença inflamatória intestinal, e diverticulite.

Os sintomas da doença de Crohn incluem diarreia persistente, febre, cólicas abdominais e fadiga. Não existe cura, mas existem muitos tratamentos disponíveis para ajudar a controlar a doença e manter os sintomas controlados por um longo período de tempo.

Algumas pessoas que sofrem da doença podem ter que fazer uma cirurgia em algum momento de suas vidas. A cirurgia pode eliminar o bloqueio intestinal, tratar os sintomas que a medicação não consegue, e reparar os danos ao intestino.

Câncer Colorretal

Câncer ColorretalColorretal (cancro do colon) ocorre quando tumores se formam no intestino grosso. Às vezes são tumores benignos chamados pólipos que se formam no interior do intestino, enquanto que os tumores malignos no intestino grosso são chamados de tipos de câncer. Pólipos benignos podem ser removidos durante uma colonoscopia e eles não são fatais. Se os pólipos não são removidos podem degenerar em cancro do colon com o tempo.

O cancro colorretal pode ser hereditário ou causado por uma dieta rica em gordura, a presença de pólipos no intestino e colite ulcerosa crónica. Como você já deve saber, é fatal em muitos casos, mas às vezes pode ser tratado se diagnosticado a tempo.

A cirurgia é o tratamento mais comum para esse tipo de câncer intestinal. Durante a operação, o tumor é removido. O paciente é então observado regularmente para se certificar de que o câncer não se espalhou para outros órgãos, mas se ele se tiver espalhado, pode ser necessária mais cirurgia e, ou, a administração de quimioterapia.

O cancro do cólon é a doença mais fatal de todos os problemas relacionados com a saúde do cólon. É por isso que é tão importante cuidar de si mesmo, comer uma dieta bem equilibrada, fazer exercícios regularmente e relatar qualquer anormalidade ao seu médico.

Veja Também Este Artigo

.
 
Veja Aqui os Remedios que PLPinto.M. Recomenda
 

 
» Sobre » Contatos » Condições

Nós promovemos ou sugerimos a venda de produtos e/ ou serviços que não são nossos. As nossas recomendações são sempre baseadas na nossa crença de que o produto oferece excelentes benefícios aos nossos leitores.
No entanto, esta informação não deve ser tomada como conselho médico ou prescrição de tratamento para qualquer doença.

PLPinto.M.pt ® Todos os Direitos Reservados.