Como os Probióticos Ajudam a Saúde dos Intestinos e a Imunidade

 

Como os Probióticos Ajudam a Saúde dos Intestinos e a Imunidade

Pense no seu corpo como um campo de batalha. De um lado estão as bactérias nocivas que resultam de uma má higiene ou uma má alimentação. Do outro lado estão as bactérias boas que nos ajudam a defender dos efeitos nocivos das outras.

Cientistas da universidade de Yale reconhecidos na saúde gastrointestinal divulgaram um trabalho baseado em 61 estudos que revelaram como as boas bactérias presentes nos intestinos (flora intestinal) ajudam a combater diversos tipos de doenças como a prisão de ventre, os gases, as infeções intestinais e a diarreia.

Estima-se que cerca de 80% das células do nosso sistema imunitário estejam nos intestinos. Estas bactérias benéficas são os nossos trunfos no combate às toxinas, aos agentes patológicos e aos venenos. Mas infelizmente a maioria dos intestinos estão repletos de matéria fecal putrefacta que, em casos extremos, podem atingir os 15 kg aumentando o volume dos intestinos várias vezes.

As causas que levam a este desequilíbrio são várias: uma má dieta composta por alimentos pobres em fibras e pouco saudáveis é normalmente a responsável, mas a falta de bactérias benéficas que ajudem a eliminar toda a porcaria também é um fator importante a ter em conta.

A morte das bactérias amigas nos intestinos é normalmente causada pela toma de antibióticos e outros medicamentos para diversas doenças.

Alguns estudos em pessoas que apresentavam prolemas de colon verificaram que 80%/ 85% das bactérias presentes eram bactérias nocivas. O gastroenterologista John Di Baise, da clinica Mayo afirmou: “ Os probióticos parecem influenciar fortemente na maneira como o nosso organismo reage a micro-organismos invasores e na maneira como os nossos intestinos ficam inflamados ou não”.

O Dr. Gary Huffnagle da universidade do Michigan, autor do livro “The Probiotics Revolution “ revela que o número de estudos realizados com este propósito subiu de 14 em 1995 para mais de 700 em cerca de 10 anos. Tanto os médicos como o publico em geral estão a começar a despertar para a importância do intestino grosso (do colon) na nossa saúde geral. Quando o colon não está saudável o resto do nosso corpo sofre fortes consequências.

Quando as bactérias benéficas diminuem as bactérias nocivas tomam conta do nosso intestino, o que para além dos gases e problemas digestivos permitem o alojamento de parasitas e o florescimento de bactérias e viroses que enfraquecem toda a nossa saúde. O sistema imunológico fica fragilizado e não consegue responder aos perigos devido à inflamação dos intestinos, permitindo assim ataques que destroem os tecidos normais, saudáveis. Isto propicia diversas doenças autoimunes.

material fecal em decomposiçãoA_acumulação de material fecal em decomposição gera toxinas e venenos que deviam ser eliminados nos excrementos mas que ao não serem expelidos envenenam todo o organismo. Algumas autópsias revelam que a acumulação de matéria fecal nos intestinos é um assunto muito mais perigoso do que a maioria das pessoas pensa.

O Dr. Bernard Jensen revelou um estudo de 300 autópsias em que 285 das pessoas apresentavam fortes sinais de prisão de ventre e placa fecal agarrada às paredes dos intestinos. Apenas 15 dessas pessoas apresentavam intestinos normais sem sinais de prisão de ventre.

O Dr. Arnold Ehret, um reconhecido médico alemão, revelou conclusões idênticas. “… de 284 autopsias apenas 28 revelaram uns intestinos livres de placa fecal… todos os outros apresentavam intestinos doentes, com fezes duras e incrustadas nas paredes, que distendiam os intestinos para o dobro do seu tamanho normal”.

Você pode ser levado a pensar que este não é o seu caso, porque tem pelo menos uma evacuação diária, mas infelizmente na maioria dos casos não é verdade. Um estudo feito na Dinamarca, no Elsinore Hospital, mostrou que 62% das pessoas que têm uma evacuação por dia continuam mesmo assim com um colon sujo e entupido.

Neste estudo, realizado em 250 pessoas com idades compreendias entre os 25 e os 80 anos mostrou que 80% delas disseram ter pelo menos uma evacuação diária e mesmo assim apresentavam um colon com forte presença de placa fecal.

O que dizem os médicos que acompanham problemas intestinais? Muitos recomendam uma limpeza intestinal para eliminar todas as impurezas. A grande maioria recomendou que pelo menos fosse feita uma reintrodução de boas bactérias, probióticos, com a ajuda de suplementos alimentares na alimentação do dia-a-dia, assim como a redução da ingestão de açucares e o aumento das fibras. Quase todos recomendaram a suplementação com probióticos.

Um bom suplemento probiótico aumenta a saúde dos intestinos e de todo o organismo, porque o corpo precisa deles. O nosso organismo também precisa de bactérias nocivas porque elas vão aumentar a nossa resistência a diversos ataques, pelo que o equilíbrio é a chave para uma saúde correta. Se você anda à procura de probióticos que mantenham o seu corpo saudável aconselhamos o uso de suplementos para limpeza intestinal com probióticos incluídos.

suplemento probióticoAntes_de_decidir usar um suplemento probiótico deve saber o que este produto faz. Probióticos são bactérias que estão naturalmente presentes no corpo humano e ajudam no equilíbrio de todo o organismo, mas à medida que envelhecemos e minamos o nosso organismo com uma alimentação inadequada a sua quantidade vai diminuindo.

Os suplementos de probióticos aumentam os níveis dessas bactérias promovendo o necessário equilíbrio. Isto permite aumentar a resistência do nosso corpo e impede as bactérias nocivas de se instalarem. As defesas do nosso organismo até podem ser boas, mas os probióticos tornam o nosso corpo ainda mais forte. Você precisa dos dois tipos e deve manter um equilíbrio entre ambos.

Os suplementos de probióticos são capsulas que contêm vários tipos de bactérias benéficas e é importante que essa capsula resista aos ácidos e enzimas presentes no nosso estomago e intestinos delgado de modo a que não sejam mortas antes de atingirem o intestino grosso (colon). Restaurar a saúde do colon resulta na resolução de muitos outros problemas de saúde, mesmo alguns não relacionados diretamente com o colon.

Veja Também Este Artigo

.Ou
Conheça os Produtos que Recomendamos para Acabar com os Problemas de Colon de Vez
Clica Aqui

 
» Sobre » Contatos » Condições

Nós promovemos ou sugerimos a venda de produtos e/ ou serviços que não são nossos. As nossas recomendações são sempre baseadas na nossa crença de que o produto oferece excelentes benefícios aos nossos leitores.
No entanto, esta informação não deve ser tomada como conselho médico ou prescrição de tratamento para qualquer doença.

PLPinto.M.pt ® Todos os Direitos Reservados.