Micose de Unha – Sintomas e Tratamentos

 

Micose de Unha – Sintomas e Tratamentos

Para compreendemos como tratar a micose de unha primeiro temos que identificar as causas desta infeção. Micose de unha, também conhecida como Onychomycosis ou Paonnychia, pode ser dolorosa e muito embaraçosa. Estas infeções são causadas por um fungo (Tinea Unguium), um pequeno fungo que se alimenta de queratina, a proteína dominante nas unhas.

É uma doença bastante contagiosa e a severidade dos sintomas podem ser influenciadas pelas condições do hospedeiro, como alterações do PH, diminuição da circulação sanguínea ou um sistema imunológico fraco. Quando atacadas as unhas apresentam uma cor acastanhada ou amarelada e uma textura rugosa e grossa. Em estados mais avançados a unha fica deformada o pode acontecer o deslocamento (a unha fica oca).

É muito fácil ser contagiado por este fungo. As causas mais comuns são a falta de higiene, andar descalço em ambientes húmidos que possam estar infetados, como os chuveiros dos ginásios ou das piscinas, ou não secar os pés corretamente, pois este fungo é conhecido por se desenvolver em ambientes húmidos e escuros, pelo que a probabilidade de infeção é muito maior nas unhas dos pés. Os fungos nas unhas adoram o ambiente húmido e escuro dos sapatos fechados.

Como qualquer outra doença o tratamento da micose de unha é muito mais fácil na sua fase inicial, mas é normalmente negligenciada nos seus estados iniciais porque não causa dor ou qualquer desconforto. Só quando a unha começa a apresentar um aspeto feio e rugoso as pessoas resolvem optar por um tratamento contra o fungo da unha.

No entanto a micose de unha é uma doença grave, pois nos estados mais avançados, para além do seu especto feio, pode causar dores fortes e levar à queda da unha. Para além disso os tratamentos orais receitados pelos médicos costumam ser bastante fortes e apresentarem diversos efeitos secundários e alguns dos tratamentos aplicados diretamente nos dedos podem ocasionar gretas dolorosas. Estes tratamentos fungicidas podem também aumentar os sintomas de outras doenças que o doente já tenha, dai que os médicos tenham tendência a aconselhar os doentes a não fazerem quaisquer tratamentos quando a doença ainda está no princípio (o que é errado, pois é quando é mais fácil de tratar) ou aconselhar tratamentos naturais.

Micose

Tratamentos comuns para micose de unha

No passado os tratamentos para a micose de unha eram poucos e ineficientes. No entanto, com o avanço da medicina já existem alguns tratamentos eficientes. Para se obter sucesso no tratamento dos fungos nas unhas o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo.

Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demora muito tempo. O tratamento exige muita paciência e perseverança até se obter resultados. Alguns doentes podem conseguir eliminar os sintomas em pouco mais de um mês, mas a maioria pode demorar até seis meses (o tempo que uma unha completa leva a crescer), dependendo do doente e do estado da infeção.

Os tratamentos para a micose de unha podem ser orais ou de aplicação local, no entanto para os casos mais severos terá forçosamente de utilizar os dois tipos de tratamentos para obter resultados, e em casos extremos os médicos chegam mesmo a prescrever a eliminação total das unhas infetadas.

Os remédios orais são fungicidas de largo especto e são por norma muito nefastos para todo o organismo, que para alem de apresentarem fortes efeitos secundários e debilitarem o sistema imunológico, matam também alguma da flora benéfica que existe naturalmente no nosso corpo, potencializando o aparecimento de outras doenças.

Existem também alguns cremes e óleos fungicidas para aplicação direta nas unhas (menos intrusivos para o organismo) mas muitos são ineficientes porque a própria unha é uma forte barreira à sua penetração. Como prevenção estes remédios devem ser aplicados a todas as unhas e não apenas nas infetadas de modo a impedir o contágio.

Normalmente as unhas que são primeiro infetadas são a unha do dedo grande e/ou a unha do dedo pequenino, mas se não forem tratadas a tempo podem infetar todas as unhas do mesmo pé ou mão, ou mesmo todas as unhas do doente. Na maioria das vezes o tratamento para a micose de unha tem que ser aplicado em todas as unhas até que as unhas infetadas sejam completamente substituídas por uma unha nova e saudável.

A medicina natural no tratamento da micose de unha

Um dos maiores problemas no tratamento da micose unha é a sua longa duração e os efeitos secundários nefastos que os remédios químicos podem causar durante todo esse tempo. Por isso mesmo a medicina natural é o único tratamento aconselhado para tratar a micose de unha. Os tratamentos naturais são os preferidos por quase todas as pessoas, desde que encontrem algo que funcione.

Ele envolve óleos (como o Tea Tree Oil) e outros extratos vegetais que possam matar o fungo, mas não são fáceis de aplicar nas proporções corretas e geralmente apenas um deles não consegue eliminar a infeção, pelo que utilizar remédios feitos em casa neste tipo de infeção torna-se complicado.

Se procura uma solução natural, mas eficiente, aconselhamos um remédio natural chamado ZetaClear, composto por um óleo que se aplica diretamente nas unhas infetadas é o remédio natural mais eficiente no mercado.

Veja Também Este Artigo

.Ou
Conheça os Produtos que Recomendamos para Acabar com a Micose de Unha de Vez
Clica Aqui

 
» Sobre » Contatos » Condições

Nós promovemos ou sugerimos a venda de produtos e/ ou serviços que não são nossos. As nossas recomendações são sempre baseadas na nossa crença de que o produto oferece excelentes benefícios aos nossos leitores.
No entanto, esta informação não deve ser tomada como conselho médico ou prescrição de tratamento para qualquer doença.

PLPinto.M.pt ® Todos os Direitos Reservados.