Micose de Unha – Saiba Como Evitar o Contagio

 

Os fungos (neste caso os fungos nas unhas - dermatófitos) são onipresentes e são os causadores da micose de unha. São normalmente invisíveis e podem viver e prosperar nos mais variados ambientes. No entanto a maioria dos fungos gostam de ambientes quentes e húmidos, como casas de banho, quartos fechados e ginásios bem como outros lugares onde normalmente se anda descalço.

Por isso não é difícil adivinhar onde se pode ser facilmente contagiado com a micose de unha! O contágio é muito fácil e pode acontecer em qualquer ambiente húmido onde uma pessoa infetada tenha andado e que nós vamos a seguir sem proteção. Unhas grandes e com falta de higiene é a maneira mais comum de permitir o contágio, não manter as áreas à volta das unhas limpas e secas, principalmente as unhas dos pés é o principal causador de um ambiente propício ao desenvolvimento da micose de unha.

A micose de unha pode depois alastrar facilmente a outras unhas do mesmo pé ou mão, ou mesmo a todas as unhas. O método mais comum de contágio é ao cortar uma unha infetada e de seguida cortar as unhas saudáveis com o mesmo equipamento. Por isso se você apanhou micose de unha em alguma unha tenha muito cuidado com o equipamento que usa e desinfete-o sempre antes de o utilizar em unhas saudáveis.

micose de unhaA_micose de unha é cientificamente chamada de onicomicose, que é um fungo bastante comum e que atacas as unhas, tanto as unhas das mãos como as dos pés, e que se alimenta da queratina da sua constituição. Independentemente do sítio onde ataca esta doença é muito difícil de tratar, e pior ainda, é bastante contagiante.

O fungo é normalmente associado com o fungo da candidíase e outras doenças provocadas por fungos que gostam de ambientes húmidos e quentes. Tal como todos os outros fungos consegue multiplicar-se facilmente neste tipo de ambientes, mas o fungo causador da micose de unha é o pior de todos pois ao habitar debaixo das unhas é mais difícil de eliminar definitivamente, pois os tratamentos são difíceis de penetrar. Por isso evitar o contágio da micose de unha é essencial e passa basicamente por questões de higiene e um pouco de senso comum.

Manter as unhas curtas e limpas

Manter as unhas curtas e não permitir a acumulação de detritos sob as unhas é essencial para não permitir que o fungo se possa desenvolver e começar a atacar a unha. Tenha o cuidado de não fazer cortes na pele à volta da unha quando as apara e não partilhe o seu cortador de unhas ou a sua tesoura com alguém que possa estar infetado.

Evite andar descalço em sítios públicos

Chuveiros em sítios públicos como piscinas, ginásios e saunas são sítios onde o fungo se multiplica facilmente. Ande sempre com sandálias ou qualquer outra proteção e, se não for possível, lave e seque bem os pés antes de se calçar de maneira a eliminar qualquer potencial contagio.

Não partilhe calçado, meias, luvas e etc.

Não partilhe calçado, meias, toalhas e outros vestuários que entram em contato com os pés ou as mãos. Ao partilhar estes objetos vai aumentar o risco potencial de apanhar a micose de unha e, se você já está infetado com micose de unha então deve evitar a partilha de modo a não contagiar os seus amigos ou familiares.

Vídeo Recomendado


 
 


Tenha atenção a cortes ou feridas nos dedos, principalmente junto às unhas.

Mais uma vez, tenha em atenção qualquer corte em um dedo pois é um excelente ponto de entrada do fungo de micose de unha que pode-se desenvolver e afetar as unhas próximas. Se tem feridas tente desinfeta-las e mante-las secas e, se praticar jardinagem ou limpezas tente utilizar luvas para se proteger de possíveis contágios de micose de unha.

Escolha corretamente o seu calçado e meias

Sapatos e meias que retenham a umidade nos pés é um convite à micose de unha. Prefira sempre sapatos e meias de material natural de maneira a permitir a eliminação da umidade. Principalmente de verão prefira sapatos de cabedal ou sandálias a tênis, que são potencialmente mais perigosos, e calce sempre meias de algodão ou lã pois permitem uma melhor respiração dos pés. Se suar muito tente mudar de meias frequentemente de maneira a eliminar possíveis esporos do fungo onicomicose, responsável pela micose de unha.

Cuidado nas manicuras e pedicuras

Os salões de beleza onde se arranjam as unhas são outro provável ponto de contágio do fungo onicomicose. Preste atenção ao modo como estes estabelecimentos desinfetam os seus instrumentos de trabalho, pois corre sérios riscos de contagio de micose de unha nestes sítios se eles não desinfetam todos os instrumentos (incluindo limas) entre cada cliente. Em caso de dúvida pergunte como é feita a esterilização dos instrumentos de corte e aparo das unhas, pois vale mais fazer uma pergunta incómoda que vir a apanhar uma infeção de micose de unha.

Tenha em atenção a sua dieta

Alimentos ricos em carboidratos e açucares são o alimento preferido deste fungo (como todos os outros fungos que atacam o ser humano) pelo que uma dieta correta é essencial, principalmente se você já tem sintomas de micose de unha e quer controlar esta doença mais rapidamente. Níveis altos de açúcar no sangue ajudam na multiplicação deste fungo, pois para além da queratina das unhas ele alimenta-se também do açúcar.

Não morda as unhas

Muitas pessoas têm a tendência a morder as unhas, mesmo inconscientemente. Se ao morder as unhas causar pequenos ferimentos à volta da mesma é uma porta de entrada para a micose de unha pelo que se é o seu caso tente eliminar esse feio habito.

Conclusão

micose de unhaA_micose de unha é feia, constrangedora e pode ser dolorosa. Evitar o contágio é o primeiro passo para umas unhas bonitas e saudáveis, tanto mais que a micose de unha é de difícil tratamento. No entanto se teve a infelicidade de já ter sido contagiada com esta doença deve tentar elimina-la o mais rapidamente possível para evitar o contágio a outras unhas ou a outras pessoas. Existem diversos métodos de tratamento da micose de unha e neste website apresentamos-lhe alguns dos possíveis tratamentos.

Tenha sempre em atenção que qualquer tratamento para micose de unha que escolha deve ser seguido durante o tempo necessário ao nascimento de uma unha sã por baixo da infetada. O tratamento da micose de unha é sempre muito demorado e é um erro interrompe-lo assim que os sintomas desaparecem, pois existe uma forte probabilidade de existir ainda vestígios do fungo debaixo da unha e de a micose de unha se voltar a manifestar pouco tempo depois do tratamento interrompido.

Se você gostou deste artigo, veja também este
Melhores Tratamentos Caseiros para os Fungos nas Unhas dos Pés

. PLPinto.M. Recomenda
Zetaclear
ZetaClear
Mais Informação

 
» Sobre » Contatos » Condições
As informações contidas neste site têm por objetivo apenas fins educacionais, não devem ser tidas como conselho medico ou como prescrição de tratamentos para qualquer doença. Consulte o seu médico para obter diagnóstico ou tratamento.

PLPinto.M.pt ® Todos os Direitos Reservados.