Fungos nas Unhas | Micose de Unha – Como Tratar

 

As doenças nas unhas por norma não são mortais nem mesmo dolorosas, mas são muito irritantes. Um dos problemas mais correntes são os fungos nas unhas (cujo nome cientifico é onychomysosis) – cerca de 15% das pessoas estão infetadas por fungos nas unhas e, acima dos 70 anos, quase metade das pessoas sofre com micose de unha.

Esta doença tem recebido bastante atenção dos meios de comunicação ultimamente devido ao fato de que agora há finalmente terapias eficientes para erradicar esta infeção definitivamente.

Uma vista de olhos geral sobre esta doença pode-nos ajudar a ver-nos livre dela mais facilmente.

O nosso corpo normalmente é hóspede de um grande número de microrganismos, onde se inclui os fungos e as bactérias. Os fungos podem viver e alimentar-se dos tecidos mortos do cabelo, unhas e pele sem na maioria das vezes causar qualquer complicação ao seu hospedeiro.

infeção de fungos nas unhasUma_infeção de fungos nas unhas ocorre quando o fungo se multiplica desordenadamente e infeta uma ou várias unhas. Começa normalmente com uma ponta da unha amarelada ou acastanhada. O fungo das unhas afeta mais as unhas dos pés do que as unhas das mãos. O fungo come literalmente a pele e as próprias unhas continuando sempre a crescer e a espalhar-se para outras unhas que possa atacar para se alimentar. As unhas podem parecer “diferentes”, começam a ficar mais grossas, feias e podem causar algum desconforto ou mesmo dor que possa dificultar as atividades diárias.

Os fungos nas unhas é uma doença muito mais comum do que se pensa, afetando cerca de 15% da população adulta. Os fungos nas unhas são responsáveis por mais de metade das doenças de unhas. Este problema é mais comum em pessoas que tenham as unhas frequentemente expostas a ambientes húmidos e quentes, como sapatos fechados ou andar descalço em sítios molhados. Nas mãos ataca mais quem por motivos profissionais emerge as mãos frequentemente em água quente. A micose de unha é muito difícil de tratar e pode reaparecer frequentemente.

Quais são os sintomas dos fungos nas unhas?



Todo mundo pode ser contagiado por uma infeção de fungos. É particularmente comum em pessoas com diabetes ou problemas de circulação. As crianças raramente são afetadas pelos fungos nas unhas.

Quando as unhas são infetadas pela micose de unhas você consegue ver, sentir ou mesmo cheirar a infeção:

fungos nas unhas--As_unhas começam a aparecer mais escuras, mesmo acastanhadas. Normalmente com pequenas manchas nas pontas.

- As unhas ficam grossas, escamadas e mais frágeis.

- Troços da unha podem ficar manchados e parecerem ‘sujos’.

- As unhas podem cheirar mal.

- Podem ficar tão espeças que começam a causar dor dentro dos sapatos.

- Em estados avançados o desconforto provocado pelos fungos nas unhas pode causar serias dificuldades a andar, trabalhar e fazer as atividades rotineiras do dia a dia.

Quais as causas dos fungos nas unhas e como elimina-los?



Os fungos nas unhas são microrganismos que infetam as unhas dos pés ou as unhas das mãos, com o nome dermatophytes. Os fungos nas unhas são muito comuns, eles movimentam-se por debaixo da unha pois a unha oferece-lhe alimento e uma boa proteção enquanto crescem. Qualquer coisa que danifique a unha pode facilitar a entrada do fungo, como:

- Qualquer ferimento (como um corte mais profundo ou uma pancada que danifique a unha).

- Sapatos apertados que danifiquem as unhas.

- Meias e sapatos fechados que não permitam respiração e não absorvam a transpiração.

- Transpiração dos pés em excesso.

- Caminhar descalço em ambientes húmidos e infetados, como piscinas e balneários.

- Pessoas cujas mãos estejam sempre húmidas (como lavar pratos em restaurantes ou fazer limpezas).

É por isto que é tão difícil eliminar os fungos das unhas. Na maioria das vezes os fungos das unhas aparecem nas unhas dos pés, precisamente porque as meias e os sapatos mantêm as unhas húmidas, em ambientes fechados e escuros. Este é o ambiente perfeito para os fungos das unhas se desenvolverem.

O organismo causador da micose de unha pode passar facilmente de uma pessoa para outra pois consegue sobreviver em sítios ao ar livre que sejam húmidos e onde as pessoas normalmente andam descalças, como nos balneários, chuveiros públicos, borda das piscinas, saunas e outros ambientes fechados e abafados. Pode também facilmente passar de uma unha infetada para uma unha sã.

As pessoas com diabetes e problemas de circulação são normalmente muito mais afetadas que as outras pessoas, pois os diabetes enfraquecem a pessoas e causam dificuldades de circulação sanguínea. Nestas pessoas quando os fungos das unhas não são prontamente tratados podem evoluir para casos bastante complicados.

Como prevenir os fungos das unhas?



Aqui ficam algumas sugestões para prevenir os fungos das unhas ou para melhor os eliminar se já estiver infetado:

Como prevenir os fungos das unhas._Mantenha sempre as unhas curtas e muito bem limpas.

. Nunca utilize a mesma tesoura ou corta unhas para aparar as unhas infetadas e as unhas sãs. Se costuma utilizar uma manicura profissional leve os utensílios de sua casa.

. Use luvas impermeáveis para os trabalhos que requeiram mergulhar as mãos em água. Para proteger os dedos use luvas 100% algodão para os trabalhos a seco.

. Use meias 100% algodão. Mude-as sempre que fiquem húmidas devido à transpiração. Mude-as todos os dias ou mesmo mais que uma vez por dia.

. Use sapatos confortáveis que deem um bom andar. Não use sapatos bicudos que apertem os dedos.

. Evite andar descalço em ambientes públicos húmidos que possam estar infetados.

Estes são alguns passos simples que o ajudam a controlar a micose de unha ou a prevenir a mesma, mas não é possível eliminar os fungos das unhas sem utilizar medicação própria.

Felizmente hoje em dia há um remedio natural para o tratamento dos fungos das unhas muito eficiente: Zetaclear. Um remedio prescrito para o tratamento da onychomycosis tanto nas unhas dos pés como nas unhas das mãos; um remedio da classe dos antifúngicos que funciona ao impedir o desenvolvimento do fungo.

Zetaclear é uma solução de aplicação local que ataca o fungo que demora normalmente 6 semanas para limpar as unhas das mãos e 12 semanas para as unhas dos pés, mas o tratamento não fica completo enquanto não nascer uma unha completamente nova por baixo pelo que pode levar até 6 meses para eliminar definitivamente a infeção com qualquer tipo de remedio, natural ou químico.

É este o tempo do tratamento aconselhado para eliminar completamente o fungo das unhas e é por isso que é preferível utilizar remedios naturais, pois a aplicação de venenos químicos durante tanto tempo pode afetar seriamente o seu organismo, principalmente o fígado. Deve igualmente aplicar em todas as unhas da mesma mão ou pé infetado (mesmo sem sinais da doença) durante os primeiros 2 meses para evitar que sejam contagiadas.

Se você gostou deste artigo, veja também este
Melhores Tratamentos Caseiros para os Fungos nas Unhas dos Pés

. PLPinto.M. Recomenda
Zetaclear
ZetaClear
Mais Informação

 
» Sobre » Contatos » Condições
As informações contidas neste site têm por objetivo apenas fins educacionais, não devem ser tidas como conselho medico ou como prescrição de tratamentos para qualquer doença. Consulte o seu médico para obter diagnóstico ou tratamento.

PLPinto.M.pt ® Todos os Direitos Reservados.