Tratamento da Candidiase Durante a Gravidez

 

Tratamento da Candidiase Durante a Gravidez

A candidiase vaginal é mais comum na gravidez do que é em qualquer outra altura da vida de uma mulher, especialmente durante o segundo trimestre da gravidez. Embora a candidiase na gravidez não tenha muitos aspetos negativos é nesta altura que ela é mais difícil de tratar, pois alguns remédios não podem ser utilizados no tratamento da candidiase durante a gravidez.

A candidiase é uma infeção que se pode manifestar em qualquer parte quente e húmida do corpo, mas principalmente na boca e nos órgãos sexuais. As boas notícias é que é possível controlar os sintomas da candidiase com alguns remédios caseiros simples. Mas antes vamos ver o que é candidiase:

Candidiase Durante a GravidezUm_fungo de nome candida é o responsável por esta doença. É uma doença que se pode espalhar rapidamente por todo o corpo sempre que aja uma quebra no seu sistema imunológico pois é normal este fungo estar presente no organismo de muitas pessoas sem no entanto apresentar os sintomas de candidiase. O mais comum e também mais incomodativo é a candidiase vaginal e é muito comum após a menopausa devido à diminuição dos níveis de estrogénio na mulher.

Na gravidez a candidíase vaginal é aquela que mais ataca e aflige as mulheres. Ocorre quando existe um desequilíbrio na acidez vaginal (no PH) ou um equilíbrio hormonal. Quando isso acontece o fungo candida tem a oportunidade de se multiplicar desordenadamente, causando um desconforto bastante grande.

A candidiase é causada por um ou vários destes fatores:

- Mudanças hormonais, como as ocorridas durante a gravidez ou antes do período, daí as mulheres grávidas serem muito mais atacadas por este fungo que em qualquer outra altura da sua vida.

- Toma de antibióticos ou esteroides.

- Elevadas concentrações de açúcar no sangue, como os diabéticos.

- Durante relações sexuais.

Os sintomas da candidiase vaginal incluem um ou mais destes sintomas:

sintomas da candidiase vaginal--Uma descarga vaginal, por norma branca, parecida com queijo derretido e que pode ter um cheiro bastante ativo. Às vezes a descarga pode ter uma coloração amarelada ou esverdeada.

- Vermelhão, comichão ou irritação dos lábios da vagina.

- Ardor durante o coito ou ao urinar.

Como durante a gravidez os químicos ingeridos oralmente podem causar efeitos negativos no feto os médicos por norma aconselham o tratamento apenas com recurso a cremes de aplicação local. No entanto alguns remédios naturais para candidiase também podem ser utilizados durante a gravidez, no entanto é preciso cuidado com a dosagem e aconselhamento medico.

O problema é que a candidiase para alem do enorme desconforto que causa, quando não tratada corretamente, pode passar para o bebe durante o nascimento. O contagio da mãe ao bebe nesta fase é muito comum. Por isso o tratamento da candidiase durante a gravidez é muito importante.

Deve-se utilizar apenas remédios naturais durante a gravidez e mesmo depois dos sintomas desaparecerem o tratamento deve-se manter um mínimo de mais quatro a cinco semanas para evitar recorrências.

Para além do tratamento da candidiase com remédios naturais há outras coisas que pode fazer para evitar recorrências:

- Usar sempre roupa interior de algodão. Deve-se usar cuecas de algodão que não fiquem muito apertadas.

- Deve-se evitar também o uso de calças apertadas.

- Após tomar banho ou fazer a higiene pessoal deve secar bem toda a zona com uma toalha de algodão.

- Seque-se bem sempre que suar, e mude de roupa interior e de cama assim que for possível.

- Não perfumes ou desodorizantes na vagina.

- Evite utilizar pensos higiênicos. Opte por tampões.

- Coma bastante iogurte natural, preferencialmente com probióticos.

- Limite o consumo de açúcar, já que este promove o crescimento da candidiase.

- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada para que o seu sistema imunológico consiga combater as infeções facilmente.

Remédios Caseiros para Candidiase Gravida

As mulheres gravidas devem evitar a todo o custo os tratamentos químicos com os vulgares fungicidas prescritos pelos médicos e devem recorrer apenas a remédios caseiros ou naturais para o tratamento da candidíase de maneira a não causarem efeitos secundários perigosos no feto que têm dentro delas.

Remédios Caseiros para Candidiase GravidaExistem diversos remédios caseiros para candidiase que se podem utilizar para minorar os sintomas da candidiase ou para prevenir a sua aparição. Mas a melhor prevenção passa por manter uma alimentação correta que mantenha o sistema imunológico forte e evitar comidas muito açucaradas. Utilizar roupa interior de algodão e não usar calças muito apertadas também é uma boa prevenção. Manter uma boa higiene nas partes intimas e não aplicar perfumes e desodorizantes que possam afetar o equilíbrio bacteriológico.

Se tiver o azar de começar a sentir os sintomas de um ataque de candidiase há alguns ingredientes comuns na nossa cozinha que pode utilizar para minorar os sintomas logo no início, que é quando são mais efetivos. Coisas tão simples como iogurte natural, vinagre de maça ou mel podem ser utilizadas para aliviar o ardor e comichão da candidiase.

O iogurte é um dos melhores devido à elevada quantidade de bactérias benignas que possui e que ajudam a controlar o fungo candida, deve ser ingerido em quantidade e pode também ser aplicado diretamente na área infetada.

O vinagre de maça é também muito eficiente, mas não deve ser aplicado diretamente mas sim diluído em agua, 1/8, e utilizar essa mistura para lavar toda a área infetada e ao seu redor ou inclusive para tomar um banho de imersão.

Uma solução de alho esmagado e diluído em água pode ser utilizada da mesma maneira que o vinagre.

O mel é muito bom a aliviar os sintomas da candidiase mas não elimina o fungo e é um pouco difícil de trabalhar devido a ser muito peganhento. No entanto se estiver aflita pode utiliza-lo diretamente para aliviar rapidamente o ardor e comichão.

remedio candidiase gravidaOs_remédios caseiros podem ser utilizados de maneira segura para controlar os sintomas da candidiase ou mesmo para eliminar a doença, embora não seja muito fácil pois a menos que a infeção esteja ainda no começo são geralmente pouco ‘fortes’ para conseguirem erradicar o fungo. No entanto são uma opção mais segura que muitos dos remédios químicos que se utilizam e que afetam todo o equilíbrio do organismo, principalmente numa mulher gravida.

O uso dos remédios caseiros contra a candidiase também apresenta outro problema, que é o forte cheiro que alguns têm, como o vinagre e o alho, e com o qual certas pessoas não se sentem confortáveis.

Para quem quer uma solução mais eficiente a longo prazo (para eliminar definitivamente a candidiase do organismo) e mais fácil de utilizar aconselhamos o remédio natural Yeastrol.

Um remédio natural muito simples de aplicar, eficiente e sem efeitos secundários, pelo que se pode utilizar durante longos períodos para erradicar o fungo candida do organismo de vez e que pode ser utilizado durante a gravidez com muita mais segurança que qualquer remedio químico prescrito, seja ele de toma oral ou aplicação local. Experimente-o!

Veja Também Este Artigo

.Ou
Conheça os Produtos que Recomendamos para Acabar com a Candidiase de Vez
Clica Aqui

 
» Sobre » Contatos » Condições

Nós promovemos ou sugerimos a venda de produtos e/ ou serviços que não são nossos. As nossas recomendações são sempre baseadas na nossa crença de que o produto oferece excelentes benefícios aos nossos leitores.
No entanto, esta informação não deve ser tomada como conselho médico ou prescrição de tratamento para qualquer doença.

PLPinto.M.pt ® Todos os Direitos Reservados.