Causas, Sintomas e Tratamentos da Candidíase

 

Causas, Sintomas e Tratamentos da Candidíase

Como se Apanha Candidiase

Este fungo é muito comum na natureza e embora muitas das suas variações não ataquem o homem é comum ser contagiado ao mexer em ervas, terra ou objetos infetados, normalmente através das fezes de um animal infetado. Você pode ser facilmente infetado com o fungo em um passeio na natureza, um piquenique ou mesmo em um jardim público de uma cidade.

Como se Apanha CandidiaseA_sua_propagação entre pessoas também é muito comum, principalmente quando se tem relações sexuais não protegidas. E, se a pessoa tem o sistema imunológico debilitado, a propagação é muito fácil e os sintomas da candidiase podem aparecer em poucas semanas.

No entanto, se a pessoa é saudável, o mais comum é o fungo permanecer no corpo sem apresentar sintomas… à espera de uma oportunidade de se multiplicar.

Esta é uma doença oportunista, pois muitas pessoas têm o fungo no organismo sem sofrerem sintomas. Se a pessoa é saudável é provável que o fungo não consiga proliferar e apresentar sintomas mas, quando a pessoa enfraquece devido a outra doença, a tratamentos, devido a uma má alimentação ou mesmo devido ao stress o fungo candida aproveita a oportunidade para se multiplicar e ai aparecem os sintomas da doença a que se dá o nome de candidiase.

Causas da Candidiase

Uma das causas mais comuns que levam ao aparecimento dos sintomas de candidiase são desordens alimentares. Um consumo excessivo de uns ou a carência de outros alimentos pode levar a um ataque de candidiase. O alcoolismo e hábitos alimentares irregulares também favorecem os ataques do fungo candida. Por isso mesmo uma alimentação correta é muito importante para quem sofre frequentemente de candidiase poder prevenir ou minorar os ataques.

A segunda coisa mais provável de desencadear um ataque de candidiase é a toma de antibióticos para tratar alguma doença causada por bactérias, pois muitos antibióticos matam também as bactérias benignas que controlam o fungo candida, possibilitando a sua multiplicação desordenada, a que se dá o nome de candidiase.

Basicamente qualquer situação que enfraqueça uma pessoa ou debilite o seu sistema imunológico pode levar ao aparecimento da doença. Algumas pessoas só sofrem de candidiase quando alguma coisa possibilita a multiplicação do fungo desordenadamente, outras, têm episódios recorrentes com bastante frequência.

Sintomas da Candidiase

Sintomas da CandidiaseOs_sintomas mais comuns da candidiase são uma forte comichão, corrimento vaginal (nas mulheres), borbulhas vermelhas que quando são muito juntas pode parecer uma chaga avermelhada e ardor intenso ao urinar ou fazer sexo, quando se trata de candidiase genital. Ou o aparecimento de bolhas vermelhas ou brancas na boca, geralmente nos cantos da boca, no céu da boca e na língua. Nos casos mais avançados a língua pode-se cobrir completamente com uma espécie de manto branco ou, mais raramente, avermelhado.

Também é comum o aparecimento nos ombros, barriga ou peito criando chagas de pequenas borbulhas avermelhadas. Ou ao redor de uma ferida aberta.

Quando no estado inicial o tratamento da candidiase não é muito difícil com um bom remédio natural.

Mas, se não tratada, uma infeção de candidiase normal pode tornar-se em uma doença bastante grave, causando sintomas neurológicos como fadiga, dores nas articulações, problemas digestivos, aumento do ritmo cardíaco, diarreia e desejo de comer coisas doces (o fungo candida adora açúcar). Alguns destes sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como a gripe e, por isso, muitas pessoas nem se apercebem que estão a sofrer com candidiase.

Em casos mais graves, normalmente em pessoas com o sistema imunológico muito debilitado devido a outras doenças como a SIDA, o fungo candida pode-se espalhar através do sangue e afetar alguns órgão vitais, como os rins, o fígado, os pulmões ou o cérebro, podendo mesmo causar a morte.

Diagnostico da candidiase

A maneira mais fácil de confirmar se se trata de candidiase é o teste da saliva. Trata-se de colocar um pouco de saliva em um copo transparente com água limpa (cuspir para dentro do copo cheio de água) e esperar duas ou mais horas para ver se o fungo se multiplica.

Mas tem que ser feito como deve ser, logo ao levantar, antes de comer ou beber qualquer coisa, inclusive antes de beber água.

Se a saliva de dissolver e desaparecer na água é provável que não tenha candidiase, se aparecerem uma espécie de pequenos fios então está com certeza infetado pelo fungo candida. Mas tenha em atenção que mesmo estando infetado com candidiase a saliva pode desaparecer, pelo que repita o teste e se preciso consulte um medico para fazer um teste mais conclusivo.

Tratamento da Candidiase

Tratamento da CandidiasePara_esta situação o medico pode receitar vários medicamentos com propriedades fungicidas, mas embora estes remédios possam ser eficientes a eliminar os sintomas da candidiase no curto prazo eles não são muito eficientes a eliminar a candidiase definitivamente.

Para eliminar a candidiase definitivamente do seu organismo você precisa de fazer um tratamento continuado durante três meses ou mais, mesmo que já não sinta sintomas de candidiase nenhuns, para que o fungo seja definitivamente eliminado do organismo.

E isso que dizer que você tem que optar por um remédio natural, pois só assim consegue manter um tratamento durante tanto tempo sem sofrer fortes efeitos secundários.

Veja Também Este Artigo

.Ou
Conheça os Produtos que Recomendamos para Acabar com a Candidiase de Vez
Clica Aqui

 
» Sobre » Contatos » Condições

Nós promovemos ou sugerimos a venda de produtos e/ ou serviços que não são nossos. As nossas recomendações são sempre baseadas na nossa crença de que o produto oferece excelentes benefícios aos nossos leitores.
No entanto, esta informação não deve ser tomada como conselho médico ou prescrição de tratamento para qualquer doença.

PLPinto.M.pt ® Todos os Direitos Reservados.