Tratamento para Candidiase Vaginal

 

Tratamento para Candidiase Vaginal

A candidiase é uma doença causada por um grupo de fungos que podem afetar diversas áreas do corpo, por dentro e por fora. Existem mais de vinte espécies deste fungo a viver normalmente no nosso organismo sem, na maioria das vezes, causarem sintomas, mas quando um dos fungos se multiplica desordenadamente devido a qualquer causa exterior pode causar infeções que se manifestam de diferentes maneiras no organismo.

De entre os fungos desta família o mais conhecido pelos seus sintomas nefastos é o fungo cândida, o causador da doença a que damos o nome de candidiase.

A pele saudável é capaz de bloquear o fungo, mas um corte é o suficiente para deixar penetrar o fungo cândida e causar a infeção.

As unhas, feridas ou cortes na pele, assim como na boca e os órgãos genitais são as áreas que normalmente são infetadas pela candidiase, pois são sítios quentes e húmidos onde o fungo consegue penetrar e multiplicar-se com facilidade.

Em casos raros a candidiase pode-se expandir internamente pelo organismo causando diversos tipos de sintomas ou mesmo permanecendo sem sintomas nenhuns. É isto que ocorre em cerca de 70% dos casos. No entanto as infeções na boca e nos genitais, a forma mais comum, podem resultar em graves infeções de difícil tratamento e que reaparecem regularmente.

O que causa candidíase

O fungo cândida, responsável pela candidiase, está normalmente presente em nosso organismo e na nossa pele, normalmente apanhado pelo contato físico com uma pessoa infetada, mesmo sem ela apresentar sintomas de candidiase, por contato com animais ou mesmo por objetos inanimados.

Ou na natureza, onde existe em abundancia. Jardins e sítios relvados onde um animal infetado deposite as suas fezes.

candidiase vaginalNormalmente controlada pelo sistema imunológico de uma pessoa saudável pode passar longos períodos sem apresentar quaisquer sintomas. Mas quando as condições são as ideais; o sistema imunológico enfraquece devido a alguma doença ou a nossa flora benéfica é destruída por antibióticos o fungo pode multiplicar-se em grandes quantidades e as infeções aparecem em um ou vários sítios.

Normalmente o fungo ataca as zonas mais sensíveis e húmidas do corpo, pelo que os sintomas de candidiase aparecem normalmente na boca, no penis, na vagina e áreas circundantes e às vezes à volta de feridas que permitem a sua entrada no organismo.

Os sintomas começam com uma inflamação à volta da área infetada que causa forte comichão e ardor e deriva em borbulhas. Na boca a candidiase é normalmente identificada pelo seu aspeto esbranquiçado, mas nas outras áreas do corpo pode não apresentar esta característica. A candidiase vaginal pode causar um cheiro desagradável.

Quando ataca a área genital, principalmente a candidiase vaginal, é quando os seus sintomas são mais desagradáveis. A candidiase oral (muitas vezes confundida com aftas) também é muito comum e incomodativa podendo começar nos cantos ou no céu da boca e rapidamente alastrar a toda a boca, língua e mesmo ao esôfago.

Também pode apresentar outros sintomas, na maioria das vezes não conectados com a candidiase, como depressão, mudanças bruscas de humor, fraqueza, irritação e dores nos ossos.

Cerca de dois terços das pessoas experimentam os sintomas da candidiase pelo menos uma vez na vida, e muitas delas apresentam sintomas de candidiase regularmente.

A candidiase é a razão mais comum para comichões, ardores e corrimentos nas mulheres. O fungo cândida, normalmente presente na vagina em pequenas quantidades, pode facilmente multiplicar-se e causar candidiase vaginal, a mais incomodativa.

Tratamento para Candidiase Vaginal

Tem sentido comichão, ardor ou mesmo dor na zona vaginal? Quando urina ou faz sexo sente um desconforto na mesma zona, um desconforto que pode ser doloroso ou com uma sensação de ardor?

Candidiase VaginalÉ_provável que também veja um pequeno corrimento esbranquiçado, tipo queijo derretido. Se sente qualquer um destes sintomas é muito provável que tenha uma infeção de fungos, mais precisamente, que tenha candidíase vaginal, uma infeção causada pelo fungo candida.

Para quem não tem a certeza se esta infetada com candidiase ou não, tente observar se apresenta estes sintomas quando está quase a chegar o período. É nestas alturas que a candidiase se costuma manifestar, devido à mudança de acidez na vagina.

A presença do vírus da candidiase na vagina em pequenas quantidades não é preocupante, mas se existe uma súbita multiplicação do vírus cândida, causando o aparecimento dos sintomas da candidiase listados acima, pode ser um caso serio.

No entanto também não é preciso entrar em pânico. O que deve fazer é começar imediatamente um tratamento contra a candidiase de modo a não a deixar criar proporções alarmantes nem alastrar a outras áreas do corpo.

Existem vários tratamento antifungos que o medico lhe pode prescrever e que podem travar a candidiase rapidamente, no entanto alguns destes remédios apresentam efeitos secundários muito significativos (afinal de contas os antifungos são venenos).

remédios naturais candidiasePode_também optar por remédios naturais que são igualmente eficientes e não apresentam efeitos secundários. Os remédios naturais, para alem de serem mais seguros ainda têm a vantagem de não precisar de consultar um médico (caso se sinta desconfortável com isso).

Para além do tratamento uma das coisas que pode fazer para atenuar os efeitos da candidiase é manter a área vaginal sempre seca, utilizar roupas de algodão que deixem a pele respirar e não causem transpiração e não usar calças apertadas.

Também não deve tomar banhos de imersão prolongados nem aplicar sprays femininos. Tente manter a área vaginal o mais seca e limpa possível, pois o vírus cândida não se reproduz em ambientes secos e limpos.

Convém começar um tratamento para candidiase o mais cedo possível, pois a candidiase é mais séria do que pode parecer aos primeiros sintomas. A candidiase em pessoas com um sistema imunológico débil, quando não tratada, pode ser muito incomodativa, causando uma comichão e um ardor quase insuportável na vagina e alastrando a outras áreas sensíveis do corpo, causando um mal estar geral significativo.

Também não deve parar o tratamento da candidiase assim que os sintomas desaparecem, pois o fungo ainda não está controlado e vai voltar a ‘atacar’ à primeira oportunidade. O tratamento deve ser mantido por mais algumas semanas para que o fungo seja efetivamente controlado.

Por isso mesmo é que nós recomendamos o remédio natural Yeastrol, visto que tomar antifungos venenosos por períodos prolongados não é nada aconselhável.

Veja Também Este Artigo

.Ou
Conheça os Produtos que Recomendamos para Acabar com a Candidiase de Vez
Clica Aqui

 
» Sobre » Contatos » Condições

Nós promovemos ou sugerimos a venda de produtos e/ ou serviços que não são nossos. As nossas recomendações são sempre baseadas na nossa crença de que o produto oferece excelentes benefícios aos nossos leitores.
No entanto, esta informação não deve ser tomada como conselho médico ou prescrição de tratamento para qualquer doença.

PLPinto.M.pt ® Todos os Direitos Reservados.